©2018 by Vilavox

Labirintos

SINOPSE

Numa releitura dos mitos gregos, a montagem Labirintos contou com a direção de Patrick Campell, que propôs um mergulho nas histórias de Teseu, Minotauro e Pasifae. A montagem trouxe outra marca do grupo que é a dramaturgia escrita coletivamente, compreendendo como texto não somente a palavra, mas toda textura de elementos que compõem a cena (musicalidade, cenografia, sentidos, figurinos, iluminação e a opcão pela exploração de elementos de espetacularidade). Movimento, canto, técnicas circenses, vôos, sonoridades ajudaram a contar essas histórias, que teve temporada única em 2008.

Os três mitos escolhidos têm em comum a relação direta com a construção do labirinto no qual está encarcerado a figura do Minotauro, metade homem, metade touro. As histórias se encontram nesse espaço arquetípico, que remonta o desconhecido, o inconsciente e tantas relações a serem criadas a partir da mitologia. Mais do que contar as histórias, o espetáculo se propõe a recriar esse labirinto, utilizando o espaço do Passeio Público e do próprio teatro Vila Velha. O público, mais do que um espectador passivo, será uma peça desse próprio ambiente cenográfico. Ao conhecer os segredos e facetas dos personagens, também será possível desvendar as faces pouco vistas do teatro, tudo aquilo que não é palco e que nem sempre está sob os holofotes.

1/3

O espetáculo conta a história de um menino encarregado de levar uma arca de madeira até um local bem distante. Eu um universo fantástico animais e criaturas começam a aparecer no caminho tentando tomar posse da arca. Assim ele percebe que a arca é um objeto muito poderoso. A montagem utiliza máscaras e pernas de pau para entrar nesse universo fantástico. O grupo apresentou este espetáculo no no Sommerwerft Theaterfestival am Fluss - Festival de Teatro em Frankfurt (Alemanha).

FICHA TÉCNICA

Autor: Luiz Felipe Botelho
Direção musical: Jarbas Bittencourt
Direção de arte: Agamenon de Abreu
Direção e assessoria no treinamento de máscaras: Isa Trigo
Direção coreográfica e preparação corporal: Líria Morays
Elenco: Claudio Machado, Fred Alvin, Gordo Neto, Manu Santiago, Márcia Lima e Ramona Gayão
Encenação: Claudio Machado
Assistentes de direção: Lilih Curi e Bruno Guimarães
Músicos: Joker Guiguio, Roberto Brito e Vagné Lima
Preparação vocal: Marcelo Jardim
Projeto e execução de luz: Fred Alvin e Josi Varjão
Operador de luz: Patrícia Leitão
Projeto de som: Maurício Roque
Operador de som: Ivo Conceição
Orientação da pesquisa musical: Emília Biancardi
Cenografia: Agamenon de Abreu e Claudio Machado
Figurino e adereços: Agamenon de Abreu
Fotografia: João Meireles e Alessandra Nohvais

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now